Estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acompanharam um evento inusitado no início da tarde de ontem, no Centro Politécnico. Debaixo de muito sol, os alunos se divertiram assistindo ao Gravity Challenge, um evento organizado pela fabricante de energéticos Red Bull, que tem como objetivo fazer com que os estudantes desenvolvam engenhocas capazes de fazer com que um ovo aterrisse “são e salvo” após ser lançado de uma plataforma de 12 metros.
Por volta do meio-dia, cerca de 300 alunos da UFPR se reuniram para assistir às três equipes que se inscreveram e tiveram seus projetos aprovados. Cada time tinha que fazer uma apresentação antes de subir na plataforma e lançar sua engenhoca. A equipe vencedora foi a “Gambiarra”, liderada pelo estudante de agronomia Marcelo Ribas. “Foi uma experiência maravilhosa participar desse evento. Felizmente conseguimos fazer uma estrutura resistente e eficaz, que aguentou bem e deixou o ovo intacto”, disse Marcelo. “A ideia da engenhoca foi com base numa semente alada. Algumas árvores são assim, como o Ipê por exemplo. A única coisa que faltou foi a preparação para a apresentação antes. Tivemos que inventar na hora, não tínhamos preparado nada até meio-dia. Mas deu certo”, comentou.
O piloto de parapente acrobático Rafael Goberna foi um dos jurados do evento e disse que se impressionou com as estruturas feitas pelos estudantes. “Pessoal inovou bastante e foi bem criativo. E acho que esse é o objetivo de evento”, afirmou.