Carnaval

DER orienta compra antecipada de passagens de ônibus para Carnaval

Para evitar transtornos nas rodoviárias – principalmente em Curitiba -, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) recomenda a quem planeja viajar de ônibus no feriado de Carnaval (24), para o Litoral ou para o interior, que compre as passagens (ida e volta) com antecedência.

A medida é vantajosa para as empresas e também para os passageiros, segundo o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot. “O planejamento do usuário ajuda a empresa a prever a demanda e colocar à disposição os carros extras, por exemplo. O que, por sua vez, traz mais opções, comodidade e garante a existência dos bilhetes nos dias e horários desejados pelos usuários”.

Quem optar por fazer a compra dos bilhetes já no início da semana deve enfrentar menos filas e viajar com mais segurança. Os períodos de grande movimento – como o Carnaval e outros feriados prolongados – são épocas propícias para o aparecimento veículos dos clandestinos, que prestam o serviço irregularmente, aproveitando a grande procura pelas viagens.

“As empresas e veículos não-autorizados são alvo na nossa fiscalização. Já reduzimos bastante a incidência nas nossas rodovias, mas temos de alertar constantemente. Se houver informação e conhecimento dos direitos, a população não vai optar por esses serviços, ainda que sejam mais baratos, porque não há garantia de segurança”, observou o secretário Tizzot.

As empresas autorizadas pelo DER a realizar o transporte intermunicipal de passageiros no Paraná possuem documentação que garante a inspeção dos veículos e o acompanhamento de outros trâmites para a segurança da viagem.

A listagem delas está disponível na internet (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc). Os passageiros podem ainda denunciar serviços clandestinos, reclamar sobre problemas nos serviços autorizados e encaminhar sugestões ao Departamento pelo e-mail reclame@pr.gov.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo