Em duas semanas, desde que as equipes de agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) passaram a intensificar a fiscalização sobre o transporte intermunicipal de passageiros, 783 veículos foram fiscalizados nas estradas que levam ao litoral e ao oeste do Paraná.

continua após a publicidade

Destes, 62 veículos foram notificados por irregularidades. As ações, que contam com o reforço de 54 agentes, visam garantir a segurança dos passageiros e a qualidade das viagens de ônibus durante a temporada de verão.

De acordo com a gerente de fiscalização do transporte intermunicipal do DER, Maria Elizabeth Bozza, o percentual de notificações equivale ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 7,5% dos 695 veículos abordados. Entre as irregularidades mais comuns, estão a ausência da Licença de Fretamento Eventual e o preenchimento incorreto da lista de passageiros.

Já o número de notificações por clandestinidade vem caindo gradualmente. Segundo Maria Elizabeth, enquanto que em 2003 a clandestinidade respondia por cerca de 60% das irregularidades identificadas, hoje esse percentual não passa de 20%.

continua após a publicidade

“Houve um avanço por conta da fiscalização e da aplicação de punições para os infratores. Falta conscientizar o passageiro, que ainda é atraído pelo preço em detrimento da segurança”, afirma.

Durante a fiscalização, que faz parte da Operação Viva o Verão, os agentes verificam desde os horários de saída, condições dos veículos até os equipamentos de segurança e a documentação.

continua após a publicidade

As ações acontecem nos finais de semana, entre sexta-feira e meia-noite de domingo. Segundo a gerente de fiscalização do transporte intermunicipal do DER, o transportador que não estiver integralmente de acordo com a regulamentação do órgão pode receber multa, que varia de R$ 300 a R$ 3 mil.

Em caso de dúvidas, o DER disponibiliza uma lista das empresas autorizadas a prestar serviços de transporte intermunicipal no site www.der.pr.gov.br. Denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços de transporte intermunicipal de passageiros podem ser feitas pelo e-mail reclame@pr.gov.br.