O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou nesta semana o balanço das operações de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros referente ao mês de junho. Foram apreendidos apenas dois veículos clandestinos, mesmo número do relatório anterior. No total, foram abordados 1.373 ônibus e vans. Destes, 129 receberam notificação por irregularidades.
De acordo com o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, as ações educativas do Departamento continuam a surtir efeitos positivos no setor de serviços de transporte de passageiros, principalmente no sentido de orientar a população sobre os clandestinos. ?As blitze e a ampla divulgação dos trabalhos faz com que os usuários fiquem mais atentos no momento de contratar os serviços e exigir qualidade?, observa.
O DER é o órgão que regulamenta o transporte intermunicipal. As empresas autorizadas a prestar o serviço têm registro junto ao Departamento e seguem determinadas regras. O registro garante a inspeção dos veículos, controle sobre a idade da frota, existência de equipamentos básicos de segurança, além do rigor quanto aos documentos, rotas e horários. Durante as blitze também são abordados os veículos licenciados. Eventuais problemas apresentados geram notificação da empresa.
Trabalhadores rurais
Aproveitando as férias escolares e a redução dos serviços de fretamento para o transporte de estudantes durante o mês de julho, o DER vai intensificar a fiscalização do transporte de trabalhadores rurais entre os municípios do Paraná. As ações acontecem nos postos da Polícia Rodoviária Estadual e nos pontos de maior movimento das estradas.
Há alguns meses as equipes de fiscalização elaboram estratégias para coibir os problemas nos serviços de transporte de trabalhadores que se deslocam diariamente para as lavouras. ?Agora em julho, as equipes devem passar uma semana em cada região do Estado verificando as licenças dos prestadores de serviço?, detalha o secretário. Em caso de irregularidades, o transportador é multado e pode ter o veículo retido, dependendo da gravidade dos problemas detectados.
Dados da gerência de fiscalização do DER apontam maior incidência de irregularidades no transporte rural na região Noroeste e também nos municípios próximos de Ponta Grossa e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. ?A intensificação dos trabalhos vai gerar um panorama detalhado e poderemos agir com mais rigor contra essa prática?, ressalta o Tizzot.
Denúncias
O DER mantém uma linha de telefone exclusiva para denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços de transporte intermunicipal de passageiros. O número é 0800 41 0158. Quem preferir, pode utilizar o novo e-mail do setor: reclame@der.pr.gov.br. A lista das empresas autorizadas a prestar esses serviços no Estado está disponível na internet (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc).