A constante busca de soluções para melhorar e ampliar a qualidade das rodovias paranaense motivou os técnicos do DER a realizarem o 4º Encontro Técnico deste ano. Na edição que ocorreu durante toda esta quinta-feira (09), engenheiros e técnicos discutiram processos de usinagem e utilização de asfalto – CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente).
O encontro que aconteceu na sede do órgão, em Curitiba, abordou a dosagem e o controle da compactação do material, upgrades e tecnologia nas usinas de CBUQ. Reuniram-se cerca de 130 profissionais, que mesclaram palestras de convidados e de engenheiros do próprio DER, ampliando a troca de experiências sobre o assunto.
O secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, lembrou que o CBUQ é alvo de um projeto em fase de estudos pelos técnicos do DER. ?Queremos ampliar as discussões técnicas, com o objetivo de garantir mais qualidade nas obras contratadas e fiscalizadas pelo DER do Paraná?, destacou.
O programa deve ser colocado em prática no próximo mês, inicialmente em uma das cinco superintendências regionais do DER. Além de reunir toda a cadeia produtiva, o projeto tem como base a capacitação dos profissionais do órgão.
?O trabalho deve ser permanente, fiscalizando e cuidando da adequação das usinas de asfalto e também da aplicação das massas na pista. Estudos do DER apontam que falhas nessas duas etapas do processo podem ser extremamente prejudiciais para a qualidade do pavimento?, acrescentou Tizzot.
Centro
Outro reforço para as obras rodoviárias do Paraná deve começar também em setembro ? o quinto Centro de Excelência de Asfalto no país terá sede em Curitiba, com laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenação da Petrobrás. Os estudos abrangem o Paraná e Santa Catarina, considerando as peculiaridades dos materiais usados no revestimento das rodovias de cada estado.
O planejamento de obras rodoviárias do governo do Paraná até 2010 foi decisivo para a escolha da capital paranaense como sede do Centro. O DER prevê aplicar R$ 1,034 bilhão nas estradas paranaenses nesses próximos anos.
De todos os participantes, o DER é o maior consumidor do produto fornecido pela Petrobrás. Os engenheiros e técnicos do DER e do Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná passaram um ano coletando dados e listando os setores da cadeia.
Representantes dos órgãos rodoviários do Paraná, de Santa Catarina, de prefeituras dos dois Estados, empresas, fabricantes e fornecedores dos componentes do pavimento vão se reunir periodicamente para avaliar os resultados obtidos pelos estudos e experiências do Centro. Estão previstas também consultas aos maiores interessados na qualidade do pavimento: os usuários das rodovias.
