Foto: Jorge Woll/SETR
Pavimentação do Cerne: fruto de parceria entre DER e Exército.

Amanhã, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná completa 60 anos. Mas o órgão que sempre teve como atribuição zelar pelas estradas estaduais e colocar em prática o Plano Rodoviário Estadual, passou por momentos distintos nestas seis décadas de atividade.

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Nos anos 50s, os recursos eram fartos. Foi época em que o Estado teve a primeira pavimentação de rodovia: 150 quilômetros entre Londrina e Apucarana e Londrina e Santa Mariana. Na década seguinta, a necessidade era ampliar a infra-estrutura, mas então os recursos eram escassos. A principal obra foi a pavimentação da Rodovia do Café, ligando Paranaguá a Paranavaí. Nos anos 70s, a regionalização do departamento foi o marco (hoje são 14 regionais). Na década de 80s, as obras continuaram e muitos empregos foram gerados. Nos anos 90s, o plano era criar um anel de integração ligando Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, o que acabou efetivado em 1997. Em 2000 começaram as concessões de rodovias à iniciativa privada.

Para o diretor geral do DER, Rogério Tizzot, o que se repete, em qualquer destas épocas, é que quando não há política de conservação rodoviária adequada, o departamento vive momentos difícies. ?A malha rodoviária se degrada rapidamente. Os problemas aumentam na medida em que aumentam os buracos. Isso gera uma situação horrível para o DER, que fica como órgão que não cuidou das estradas e que tem que resolver o problema a curto prazo?, diz ele.

O diretor comemora o momento atual do órgão. ?É um tempo de satisfação e entusiasmo. Conseguimos recuperar quatro mil quilômetros de estradas no Paraná que estavam destruídos e ainda melhorar outros mil. Mas há muito o que fazer, principalmente avançar nas melhorias de sinalização, acostamentos e terceiras faixas?.

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Entre as obras mais recentes que merecem destaque nesse aniversário, o diretor relacionou a Ponte de Guaíra, a ponte de Porto Camargo e a conclusão da pavimentação na PR-092, entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul, e do Contorno Norte, em Curitiba. Entre as melhorias ainda em andamento estão a duplicação da estrada entre Cascavel e Toledo, a duplicação do trecho entre Maringá e Paiçandu e a pavimentação da Estrada do Cerne. ?Mas é o corpo de funcionários que merece todas as homenagens desses 60 anos. Sem eles, não existiria comemoração, nem o departamento. Eles são os maiores responsáveis por todo o patrimônio rodoviário do Estado?, conclui Tizzot.