Desde ontem quem passar uma informação que resulte em prisão ou apreensão de drogas em Cascavel, oeste do Paraná, vai receber R$ 200 como prêmio. Essa iniciativa, chamada de Informante Cidadão, surgiu graças a uma parceria entre a prefeitura e a Polícia Federal (PF). Tem como principal objetivo fazer com que a população local participe no combate ao crime e assim reduzir os índices de criminalidade.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Cascavel, o programa começou a operar em abril deste ano, porém sem recompensa. Somente agora, após a câmara municipal aprovar o projeto, é que ele foi oficializado.
O Informante Cidadão funciona da seguinte maneira: uma pessoa denuncia um determinado crime. Ela receberá metade de uma senha e só receberá a outra parte assim que a PF investigar o caso e ela ser concluída.
Em posse dessas duas partes da senha, o informante deverá se dirigir até o Conselho de Segurança de Cascavel (Conseg) e retirar o dinheiro. Se a informação resultar em uma grande prisão ou apreensão, o prêmio poderá ser superior a R$ 200.
A verba para o pagamento desse prêmio vem do Fundo Municipal Antidrogas, que repassa o dinheiro para o Conseg. A meta é de que haja pelo menos dez pagamentos mensais pelas informações. O telefone é (45) 3224-5152.