Os dentistas que atendem nas unidades de saúde de Curitiba decidiram entrar em greve no próximo dia 22 de setembro. A medida foi aprovada em assembleia realizada na noite desta terça-feira (13).
A categoria quer isonomia em relação aos médicos que atendem na rede municipal de saúde, que recentemente tiveram a Gratificação Especial de Médico incorporada aos salários.
Com isto, na avaliação dos dentistas, foi criada uma nova tabela de remuneração. Historicamente dentistas e médicos recebem o mesmo salário, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).
“Nós pedimos a isonomia com a tabela dos médicos e a Prefeitura de Curitiba nos ofereceu um aumento de 10% em cima da gratificação do Programa Saúde da Família a partir de 12 de janeiro de 2012. Os dentistas estão se sentindo desvalorizados com tudo o que está acontecendo”, afirma Alessandra Claudia de Oliveira, diretora de comunicação do Sismuc.
A greve somente não será realizada se houver um avanço nas negociações com a administração municipal, que estão em andamento. A categoria vai promover neste sábado (17), a partir das 9 horas, na Boca Maldita, para sensibilizar a população sobre as reivindicações da categoria.
A Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Curitiba, por meio de assessoria de imprensa, informou que ainda não foi notificada sobre a greve. Segundo a secretaria, o processo de negociação continua e nesta terça-feira foi encaminhado um ofício ao Sismuc respondendo questionamentos feitos pela categoria.
Uma reunião está marcada para o dia 19 deste mês com a secretária de Recursos Humanos, Maria do Carmo de Oliveira, e a secretária de Saúde, Eliane Chomatas. Segundo a Prefeitura, o Sismuc ainda não confirmou presença no encontro.