De acordo com o novo boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado na noite desta terça-feira (22), o Paraná registrou sete novas mortes por dengue. Uma morte foi registrada em Paranaguá e as demais na região Oeste: quatro mortes em Foz do Iguaçu, uma em Medianeira e uma em Santa Terezinha de Itaipu. Desde agosto do ano passado até esta terça, foram 27 mortes por causa de dengue no Estado.
O boletim também traz uma nova lista de cidades com epidemia da doença. Os municípios de Capanema, Itaipulândia, Porecatu e Quedas do Iguaçu foram adicionados à lista, que totaliza 36 cidades epidêmicas no Paraná. No total, já são 15.946 casos confirmados da doença.
Zika
O número de infectados com Zika vírus também é alto: 190 paranaenses. Até o momento, pelo menos 16 gestantes estão entre os casos confirmados. Curitiba registra uma gestante com a doença. Colorado, que tem 8 casos, é a cidade com o maior número de grávidas infectadas. Campo Mourão, Paranavaí, Maringá, Londrina, Rancho Alegre e Santa Helena têm uma gestante cada.
O caso de Londrina evoluiu para um aborto espontâneo do feto na décima quarta semana de gestação. Este é o primeiro caso confirmado em que o vírus zika foi a causa de um aborto no Paraná. A paciente continua sendo acompanhada pela equipe de saúde, mas passa bem.
Ainda de acordo com o boletim, são 40 casos confirmados de chikungunya no Estado.