O município de Londrina está em estado de emergência para a dengue nos próximos 180 dias, desde o dia 20 de outubro. Esta é a segunda vez que o município decreta estado de emergência por causa da doença. A primeira vez foi em fevereiro deste ano.

continua após a publicidade

Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, com a decretação do estado de emergência, a prefeitura de Londrina pode contratar mais agentes da dengue sem que seja necessário passar pelo processo seletivo. O município hoje tem 190 agentes de combate à dengue contratados por processo seletivo, mas o Ministério da Saúde recomenda 230. A prefeitura vai contratar mais 70 agentes.

Os agentes farão o trabalho de combate à dengue nos próximos três meses com o objetivo de evitar uma epidemia no próximo verão. Londrina passou pela pior epidemia de dengue dos últimos dez anos no verão de 2010. Foram 7.396 casos confirmados e 14 mil casos notificados.

Os agentes da dengue fazem procura ativa de focos de mosquito e larvas em terrenos baldios, domicílios, ferros-velhos e outros lugares que possam ter água parada.

continua após a publicidade