O Paraná tem sete cidades em alerta contra a dengue. Apucarana, Cambé, Foz do Iguaçu, Guaíra, Londrina, Maringá e Paranavaí foram destacadas pelo Ministério da Saúde como tendo entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Nenhuma das cidades apresenta risco de surto de dengue, o que se daria com taxa acima do índice de 4%.

continua após a publicidade

A região sul é a única do Brasil que não tem nenhum município com risco de surto da doença, até o momento. Entre as cidades paranaenses analisadas, Guaíra, na região oeste do Paraná, registra o índice de infestação predial mais alto no Estado, onde 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. A cidade é seguida por Foz (3,8%) e Paranavaí (3,7%).

Curitiba manteve o índice zero, verificado também em 2008. Apucarana, Cambé e Londrina passaram de índice satisfatório para situação de alerta. Para o governo federal, o aumento no índice de infestação pode ter relação com a antecipação das chuvas com índices pluviométricos acima do normal e as altas temperaturas.

continua após a publicidade