É preciso paciência para obter a carteira de identidade no Instituto de Identificação do Paraná. Sem sistema disponível na internet para o agendamento do processo, são necessárias pelo menos três visitas aos postos até a entrega do documento. Além disso, a grande procura pelo serviço faz com que as vagas para o atendimento sejam agendadas com mais de 60 dias de espera em determinados locais.
O período da manhã é o mais movimentado. Aqueles que conseguem comprovar a urgência em fazer o novo RG chegam antes das 7h para tentar o encaixe no atendimento. Os demais usuários precisam se dirigir à sede do instituto ou aos postos em nove bairros para agendar o procedimento e, na data marcada, comparecer ao local para dar início ao processo. O documento fica pronto entre três e cinco dias depois do pagamento da taxa – de R$ 13,53 para a primeira via ou R$ 20,37 em caso de segunda via – e é entregue no mesmo posto onde iniciou o processo.
Demora
O posto central, na Rua José Loureiro, é um dos mais movimentados. Lá são prestados cerca de 160 atendimentos por dia. Além da grande procura, somente quatro dos oito guichês para a coleta das impressões digitais e da foto do usuário estão funcionando. O coordenador dos postos de atendimento, Rodrigo Bertuol, afirma que a atenção aos usuários não é prejudicada, pois o funcionamento de apenas metade dos guichês é por causa das férias e da licença de alguns servidores. De acordo com Bertuol, o tempo de espera para o agendamento não demora mais do que 20 dias, diferente da informação levantada pela reportagem da Tribuna.
Na avaliação do coordenador, o fluxo de pessoas está normal e fica maior nas férias escolares, quando é necessária a apresentação de documentos em viagens e efetivação das matrículas escolares.
Novo sistema sem prazo
Para evitar a necessidade de mais uma visita ao Instituto de Identificação, Rodrigo Bertuol orienta que os usuários devem prestar atenção no estado de conservação dos documentos, em especial as certidões de nascimento. “Muita gente acha que só a certidão original é suficiente, mas deve estar em bom estado, sem rasuras”, explica. Ele conta ainda que um sistema está em desenvolvimento para que os agendamentos sejam feitos pela internet. “O usuário poderá escolher o posto onde quer ser atendido, na data e horário convenientes”, diz. Ainda não há data para o início do funcionamento do novo sistema.