Continuam sendo verificadas filas em frente à Polícia Federal, localizada na Rua Doutor Muricy, em Curitiba. Para conseguir tirar passaporte, as pessoas estão amanhecendo em frente ao local, que abre às 9h e funciona até as 17h. Há alguns dias, o delegado-chefe da Delegacia de Imigração, Maurício Valeixo, explicou que as filas vinham acontecendo devido às férias de alguns funcionários e que em breve tudo voltaria ao normal. Entretanto, o problema permanece.
Ontem, a balconista Angela Klassen, que pretende viajar para a Alemanha, chegou à Polícia Federal às 7h.
“Vim tentar tirar o passaporte na semana passada e não consegui. Então, uma pessoa que já tinha passado pela fila e conseguido senha me orientou a chegar cedo,” disse. Já a personal trainer Paula Sâmara, que pretende ir com a família para Buenos Aires, na Argentina, acordou às 5h30 para entrar na fila. Ela estava revoltada pelo fato de o filho Lucas Giovanni, de 7 anos, ter precisado fazer o mesmo. “Não entendo por que uma criança precisa vir até a Polícia Federal e também enfrentar fila para tirar o passaporte”, disse.
Um sistema que permitisse dar entrada no pedido de passaporte pela internet foi a sugestão do marido de Paula, o engenheiro civil José Kaiser Júnior, para evitar a fila. “Tudo poderia ser mais simples.”
Reflexo
Maurício Valeixo diz que a continuidade da fila é reflexo do atendimento dado ao público na semana anterior, quando havia funcionários de férias e apenas cem senhas estavam sendo distribuídas. “Já não há mais limites de senhas. Por isso, as pessoas não precisam mais fazer fila”, informa. “O que está acontecendo é que todo mundo está vindo à Polícia Federal no início da manhã. No início da tarde, está tudo tranqüilo.” Valeixo aconselha a população a dar entrada no passaporte após o meio-dia. As senhas são distribuídas até as 15h e o atendimento acontece até as 17h.