Caminho das pedras

Delegacias de Curitiba fazem 10 mil boletins por mês

Ter em mente o que pode ser considerado um fato criminoso é o primeiro passo para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Extravio de documentos, furtos, roubos e situações envolvendo estelionato ou violência são ocorrências e devem ser comunicadas por meio de boletins confeccionados em delegacias, até mesmo para contribuir com o trabalho dos policiais no que se refere às estratégias de segurança.

O delegado adjunto do 1º Distrito Policial, Vinícius Borges Martins, esclarece que muitas pessoas com outros tipos de problemas acabam procurando a delegacia, achando que é necessário fazer um BO. “Questões trabalhistas ou de relações comerciais relacionadas a dívidas precisam ser tratadas pela Justiça”, aponta. Outra confusão comum é em crimes envolvendo situações específicas, como quando os infratores têm menos de 18 anos de idade, o crime é de violência contra mulheres ou ainda casos de furtos e roubos de veículos. Nessas situações, se a cidade tiver uma delegacia especializada, como ocorre em Curitiba, é para lá que a pessoa deve se dirigir para registrar o boletim.

Segundo o delegado, por mês, passam de 10 mil os registros feitos nas delegacias da cidade. Furtos ou perdas e extravios de documentos e objetos respondem por boa parte das ocorrências e podem ser comunicados via internet (http://www.delegaciaeletronica.pr.gov.br/). “A maioria dos boletins de ocorrência são relacionados a isso e a validade do Boletim de Ocorrências Eletrônico é a mesma que o presencial”, orienta. A validação do registro pode levar até uma hora para chegar ao e-mail registrado via internet.

A Delegacia Eletrônica ajudou a desafogar em 20% a procura presencial pelo serviço. Tanto que em meados de agosto o 1º DP vai colocar um terminal de autoatendimento com impressora acoplada para facilitar o serviço. “É um piloto, mas se for bem aceito, a ideia é instalar nas demais delegacias”, informa Martins.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna