Polícia na internet

Delegacia eletrônica já fez quase 300 mil atendimentos

Desde que foi criada, em setembro de 2011, a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil já fez quase 300 mil atendimentos, tornando desnecessária a ida das pessoas às delegacias ou distritos policiais para registrar queixa. O site na internet (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br) começou apenas para registro de perda ou extravio de documentos. Mas logo os serviços foram ampliados não só para o público externo, mas também para os policiais agilizarem a tramitação de documentos judiciais entre delegacias.

Entre os serviços ampliados à população estão os registros de furtos de documentos, comunicação de pessoas desaparecidas, verificação de carros furtados ou roubados e denúncias, que podem ser identificadas ou anônimas.

O delegado titular da Delegacia Eletrônica, Eduardo Marcelo Castella, diz que as denúncias identificadas são feitas por pessoas que desejam retorno da informação, se a denúncia foi adiante, se resultou em algo. Mesmo assim, alertou Castella, a identidade do denunciante é preservada. Ele também disse que as denúncias facilitam muito o trabalho da polícia e devem ser feitas sem receio pela população.

Desaparecidos

A queixa de pessoas desaparecidas pela internet também tornou mais rápida a divulgação do sumiço e também início dos trabalhos policiais. Assim que o boletim é concluído, a foto da pessoa desaparecida também é divulgada nas redes sociais para agilizar e ampliar a coleta de informações.

De setembro a dezembro de 2011, a delegacia realizou 29.742 atendimentos. Em 2012, a quantia subiu para 125.782. E em 2013, os atendimentos chegaram a 134.618. A maior quantidade de queixas, diz Castella, é em relação a perda ou extravio de documentos. Em seguida, vem os furtos de documentos e, depois, as denúncias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna