Foto: Anderson Tozato/O Estado

Com 100 mil habitantes, município tem uma das mais baixas arrecadações da Região Metropolitana.

continua após a publicidade

A cidade de Piraquara comemora hoje 116 anos de fundação. O município é conhecido por seus mananciais, responsáveis pelo abastecimento de 50% da Grande Curitiba. Piraquara, com seus 100 mil habitantes, é uma das cidades com as mais baixas arrecadações da Região Metropolitana.

Para o prefeito Gabriel Jorge Samaha, o Gabão, o principal desafio da cidade é obter o reconhecimento pelo fornecimento de água para a maior parte da população concentrada na capital e em seus arredores. "É um desafio tirar Piraquara da mera condição de coadjuvante na Região Metropolitana de Curitiba. As autoridades tem que entender que, ao mesmo tempo que é necessário garantir o abastecimento de água no futuro, nós temos que receber uma contrapartida. Piraquara tem 100 mil habitantes e uma das piores arrecadações da região metropolitana. Queremos receber o justo para preservar os mananciais", afirma. De acordo com ele, isso estruturaria a forma de desenvolvimento da cidade, com mecanismos mais rígidos na preservação dos mananciais.

O aniversário da cidade foi comemorado com inauguração de obras, shows na rua principal de Piraquara e o anúncio da criação do Parque das Águas. "O Ministério do Turismo repassou R$ 1 milhão para o Parque das Águas, que será um referencial para o turismo local e uma característica na cidade dos mananciais", comenta Gabão.

Piraquara fica a 20 quilômetros de Curitiba, localizada nas encostas da Serra do Mar. Possui nascentes que dão origem ao Rio Iguaçu e uma grande quantidade de mananciais. A região era habitada por índios da tribo Guarani e, posteriormente, por colonizadores portugueses. O povoamento começou a partir do século XVIII, com a mineração de ouro feita por expedições vindas de Paranaguá. Mas a ocupação foi realmente impulsionada com a construção da estrada de ferro, em 1880. Dez anos depois, a vila é desmembrada de São José dos Pinhais e passa a se chamar Piraquara. O município tem um índice de crescimento populacional de cerca de 8%, em virtude do grande número de famílias que se instalam na cidade pelo baixo custo de vida.

continua após a publicidade