Deixar de ser coadjuvante é desafio para Piraquara

A cidade de Piraquara comemora hoje 116 anos de fundação. O município é conhecido por seus mananciais, responsáveis pelo abastecimento de 50% da Grande Curitiba. Piraquara, com seus 100 mil habitantes, é uma das cidades com as mais baixas arrecadações da Região Metropolitana.

Para o prefeito Gabriel Jorge Samaha, o Gabão, o principal desafio da cidade é obter o reconhecimento pelo fornecimento de água para a maior parte da população concentrada na capital e em seus arredores. "É um desafio tirar Piraquara da mera condição de coadjuvante na Região Metropolitana de Curitiba. As autoridades tem que entender que, ao mesmo tempo que é necessário garantir o abastecimento de água no futuro, nós temos que receber uma contrapartida. Piraquara tem 100 mil habitantes e uma das piores arrecadações da região metropolitana. Queremos receber o justo para preservar os mananciais", afirma. De acordo com ele, isso estruturaria a forma de desenvolvimento da cidade, com mecanismos mais rígidos na preservação dos mananciais.

O aniversário da cidade foi comemorado com inauguração de obras, shows na rua principal de Piraquara e o anúncio da criação do Parque das Águas. "O Ministério do Turismo repassou R$ 1 milhão para o Parque das Águas, que será um referencial para o turismo local e uma característica na cidade dos mananciais", comenta Gabão.

Piraquara fica a 20 quilômetros de Curitiba, localizada nas encostas da Serra do Mar. Possui nascentes que dão origem ao Rio Iguaçu e uma grande quantidade de mananciais. A região era habitada por índios da tribo Guarani e, posteriormente, por colonizadores portugueses. O povoamento começou a partir do século XVIII, com a mineração de ouro feita por expedições vindas de Paranaguá. Mas a ocupação foi realmente impulsionada com a construção da estrada de ferro, em 1880. Dez anos depois, a vila é desmembrada de São José dos Pinhais e passa a se chamar Piraquara. O município tem um índice de crescimento populacional de cerca de 8%, em virtude do grande número de famílias que se instalam na cidade pelo baixo custo de vida.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo