O concurso público para professores da rede estadual, marcado para o dia 3 de novembro, terá provas em trinta municípios. A lista dos locais de prova foi divulgada ontem pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), contratado pelo governo do Paraná para a elaboração, aplicação e correção da prova, e responsável também pela classificação dos aprovados.
As provas serão aplicadas nos períodos da manhã ou tarde, dependendo da disciplina em que se inscreveu o candidato. “Não há bibliografia e não é preciso estudar. Basta que o professor domine os conhecimentos de sua área de atuação, que é o mínimo que se espera de um professor”, explica a secretária estadual da Educação, Sueli Seixas. Serão medidos conhecimentos básicos (língua portuguesa, conhecimentos gerais, matemática aplicada ao cotidiano, fundamentos da educação) e conhecimentos específicos da disciplina a que o professor se candidatou. A Secretaria decidiu eliminar questões referentes a informática e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ao todo, o concurso público está disponibilizando 13.643 vagas para professores de quinta a oitava séries e do ensino médio, em todos os municípios do Paraná, nas 11 disciplinas que compõem o Núcleo Comum da educação básica. O número total de inscritos chegou a 45.848.
Em Apucarana, as provas serão feitas nos colégios estaduais Nilo Cairo e Professor Izidoro Luiz Cerávolo; em Assis Chateaubriand, no Colégio Estadual Padre Anchieta; em Campo Mourão, no Colégio Estadual Professor João D?Oliveira Gomes; em Cascavel, na Unioeste; em Cianorte, no Colégio Estadual Cianorte; em Cornélio Procópio, na Unespar; em Curitiba, na PUC; em Dois Vizinhos, no Colégio Estadual Dois Vizinhos; em Foz do Iguaçu, nos colégios estaduais Bartolomeu Mitre e Ulysses Guimarães; em Francisco Beltrão, nos colégios estaduais Doutor Eduardo V. Suplicy e Mário de Andrade; em Goioerê, no Colégio Estadual Polivalente de Goioerê; em Guarapuava, na Unicentro; em Ibaiti, na Escola Estadual Antônio Martins de Mello; em Irati, na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças; em Ivaiporã, nos colégios estaduais Idália Rocha e Bento Mossurunga; em Jacarezinho, na Unespar; em Jaguariaíva, no Colégio Estadual Rodrigues Alves; em Laranjeiras do Sul, no Colégio Estadual Floriano Peixoto; em Loanda, no Colégio Estadual Guilherme de Almeida; em Londrina, no Colégio Estadual Professor Newton Guimarães e na Unopar; em Maringá, no Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal e no Instituto de Educação Estadual de Maringá; em Paranaguá, no Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha; em Paranavaí, na Unespar; em Pato Branco, na Fadep; em Pitanga, no Colégio Estadual Dom Pedro I; em Ponta Grossa, no Colégio Estadual Regente Feijó e na Escola Estadual Presidente Kennedy; em Telêmaco Borba, no Colégio Estadual Wolff Klabin; em Toledo, na Unipar; em Umuarama, nos colégios estaduais Professor Paulo Alberto Tomazinho e Pedro II; e em União da Vitória, na Escola Estadual José de Anchieta.
