Foi inaugurado ontem, na Rua 24 Horas, em Curitiba, o primeiro ponto de acesso à internet e outras tecnologias voltado a portadores de necessidades especiais. Localizado na loja 16, o ponto teve investimento de R$ 60 mil e possui equipamentos adaptados para atender portadores de diversos tipos de necessidades especiais.
?Estamos apenas iniciando um processo de inclusão digital na cidade: novos pontos de acesso à internet voltados a portadores de necessidades especiais podem vir a ser abertos a partir do ano que vem?, prometeu o prefeito Cassio Taniguchi.
A Rua 24 Horas foi escolhida para abrigar o primeiro ponto por estar localizada no centro, ser de fácil acesso e possuir pista tátil. Entre os equipamentos especiais que o ponto abriga estão: impressora em braile, leitores de tela e teclado em forma de colméia, que facilita a digitação.
?Todas as adaptações feitas nos equipamentos presentes no ponto são importantes e contribuem para facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais, tenham eles problemas visuais, auditivos, motores ou mentais?, comentou o integrante da comissão de atendimento ao deficiente do PFL, Luís Schimidka.
Até o fim do ano, o ponto ficará aberto 24 horas. A partir de janeiro, estará em funcionamento das 7h à meia-noite. O acesso à internet é totalmente gratuito e os usuários terão apoio de três estagiários do Instituto Curitiba de Informática (ICI). O telefone de contato do local é (41) 350-6366.