Defesa Civil realiza treinamento na PUCPR

Um exercício simulado de emergências ambientais resultou, ontem de manhã, na evacuação de três prédios localizados dentro do câmpus de Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Promovida pela universidade – em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Secretaria municipal de Meio Ambiente – a atividade teve como objetivo o treinamento de pessoal.

?Exercícios como o de hoje (ontem) permitem que as pessoas estejam mais preparadas para agir em situações reais de emergência, sabendo o que fazer e não entrando em pânico. A simulação serve de treinamento tanto para as equipes da Comdec quanto para professores, estudantes e funcionários da PUCPR?, disse o secretário executivo da Coordenadoria, Renê Witek.

A situação simulada era a de um forte temporal em Curitiba, com conseqüências graves na região do Prado Velho, onde se encontra a universidade. No local, foi constatada a ameaça de inundação das margens do Rio Belém, o que resultou no esvaziamento dos prédios – blocos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Usinas Piloto. Na retirada de materiais perigosos, houve um vazamento de amônia. O produto é considerado tóxico, podendo gerar prejuízos ao meio ambiente, além de queimaduras quando em contato com a pele de pessoas.

?Em função do suposto vazamento, tivemos que realizar trabalhos de contenção para evitar que a amônia atingisse o rio do aviário e consequentemente o Belém, poluindo o meio ambiente?, contou o Renê. Durante o procedimento, também foram encenados dois acidentes secundários: a intoxicação de uma estudante por contato com a amônia e um caso de torção de tornozelo de um rapaz que descia escadas na tentativa de abandonar um dos prédios evacuados.

A simulação durou duas horas e meia e envolveu cerca de duzentas pessoas, permitindo a identificação de falhas e correção de erros no decorrer dos procedimentos. Foi realizada como parte da grade curricular do curso de especialização em Emergências Ambientais, oferecido pela PUCPR. Durante todos os trabalhos, as ruas Guabirotuba e Aqüilino Orestes Baglioli, nas proximidades da instituição de ensino, foram parcialmente fechadas pela Diretran (Diretoria de Trânsito). O exercício de ontem foi o primeiro simulado de emergências ambientais a ser realizado dentro de uma universidade no Paraná. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo