A Defesa Civil Estadual enviou ontem 6 mil telhas de fibrocimento para atender a população atingida por um vendaval na última quarta-feira, em Toledo. O vendaval deixou cerca de 800 casas destelhadas, prejudicando cerca de 2.800 pessoas.
“A Defesa Civil atendeu de forma imediata a todos os que precisavam de socorro”, afirmou o chefe da seção operacional da Defesa Civil, tenente Gilson de Matos.
Segundo ele, também foram distribuídas 60 bobinas de lona plástica, totalizando 24 mil metros quadrados, para cobrir as casas destelhadas. A energia elétrica e os serviços em Toledo também foram afetados. A Copel atuou em serviços de emergência para regularizar a situação.
Também ficaram sem energia elétrica os municípios de Cascavel, Catanduvas, Nova Laranjeiras, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Terra Roxa, Nova Aurora, Cafelândia, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. Céu Azul foi outro município afetado pela tempestade. Cento e trinta residências foram destelhadas e 550 pessoas atingidas. Ramilândia e Matelândia também foram atendidas pela Defesa Civil com a distribuição de lonas plásticas e restabelecimento da energia elétrica e comunicação.
Em Maringá, a Defesa Civil providenciou o corte e a retirada de árvores que caíram nas ruas da cidade. O corte de árvores também foi feito em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Na madrugada de ontem, um outro vendaval atingiu algumas regiões do Paraná. O município de Castro foi o mais atingido. A situação na cidade, segundo a Defesa Civil, está sob controle.