O governo do Estado, por meio da Defesa Civil, iniciou nesta quinta-feira (19) a distribuição emergencial de seis mil quilos de alimentos de primeira necessidade (feijão e arroz), para 670 famílias da comunidade indígena de Rio das Cobras, localizada nos municípios de Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul, na região Centro-Oeste do Paraná.
De acordo com o chefe da Defesa Civil no Paraná, coronel Washington Rosa, a assistência a todas as comunidades foi determinada assim que foi feito o pedido de ajuda, na última segunda-feira (16). “A Defesa Civil tomou todas as providências para que os alimentos fossem entregues o quanto antes para estas famílias. Estamos atuando de forma simultânea em diversas regiões do Estado neste momento”, declarou Washington.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) forneceu os alimentos e a Defesa Civil conseguiu, junto à Cooperativa Cooperforte de Laranjeiras do Sul, o empacotamento dos grãos. A comunidade indígena de Rio das Cobras é uma das maiores do Paraná, com três mil habitantes, e vem apresentando problemas de desnutrição, devido à seca que atingiu as lavouras das famílias.
O cacique da comunidade indígena de Rio das Cobras, Ângelo Rufino, disse que a ajuda veio em boa hora. “Para nós, esta doação é muito importante porque a seca acabou com as nossas sementes e lavouras, dificultando a sobrevivência das famílias”, relata Ângelo.
Segundo ele, quase todas as famílias de Rio das Cobras possuem roça de subsistência, onde plantam, principalmente, milho, mandioca e feijão. A única fonte de renda da maioria das famílias indígenas é a venda de artesanato às margens da rodovia 277, o que tem trazido, inclusive, problemas sociais para a comunidade como, por exemplo, o alcoolismo.
O chefe da divisão de Defesa Civil da Casa Militar, major Osni Bortolini, responsável pela distribuição dos alimentos, conta que todas as comunidades serão beneficiadas com as doações do governo. “Estamos nos dedicando nesta ação, tão importante para a sobrevivência das famílias indígenas. Com a notícia da morte de crianças por desnutrição, nos mobilizamos para atendê-los o mais rápido possível, iniciando pelas aldeias onde a falta de alimentos é maior”, declarou o major.
Segundo Bortolini, a Defesa Civil também levará, posteriormente, doações às comunidades indígenas localizadas nos municípios de Clevelândia, Palmas, Santa Helena e Abatiá. “Estamos fazendo a distribuição de maneira integrada com a Conab”, explicou o major.
Ao todo, o Paraná possui 14 mil índios e 2,6 mil famílias, das etnias kaingang, Guarani e cinco últimos remanescentes da tribo Xetá.
Litoral
Nesta sexta-feira (20), as famílias de Guaraqueçaba receberão doações. Uma embarcação da Divisão da Defesa Civil do Litoral sairá, às 9 horas, da sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Paranaguá, levando cestas básicas aos indígenas.