Criar um grande movimento de articulação entre a sociedade para atingir o desenvolvimento sustentável. Essa é a proposta do Círculo Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). A idéia é mobilizar a sociedade para que até 2010 se consiga atingir os objetivos do milênio.
As metas consistem em uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) que incluem oito itens prioritários para os países: acabar com a fome e a miséria, educação básica e de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a aids e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e todo mundo trabalhando para o desenvolvimento. Para que isso aconteça, foram realizados 17 encontros regionais no Paraná, através dos quais os municípios puderam definir suas prioridades e verificar quais alternativas podem ser aplicadas para atingir as metas.
A coordenadora do observatório, Luciana Brenner, disse que a proposta é unir forças e criar uma sensibilização na sociedade. Segundo ela, muitos problemas comuns e regionais foram identificados e a partir de agora deve-se criar círculos de diálogos nas comunidades para aplicar as primeiras ações. Ontem, o encontro aconteceu em Curitiba. Na próxima semana, os encontros acontecem em Umuarama e Paranavaí.