A discussão sobre a validação dos diplomas dos cerca de 30 mil professores que fizeram curso superior pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) chegou ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
O encontro entre a comissão paranaense formada para discutir o problema e o MEC será amanhã, às 17h, e a reunião com o CNE será quinta-feira.
Há dois problemas envolvendo a validação dos problemas dos professores. O curso foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) na modalidade semi-presencial. Porém, o Conselho Nacional de Educação (CNE) não reconheceu o curso alegando que as aulas eram ministradas apenas à distância, e a competência para aprovar este tipo de curso é do próprio CNE e do MEC.
Além disso, o próprio CEE disse que o curso foi autorizado apenas para professores que já atuavam. Dessa forma, apenas 10 mil pessoas teriam direito ao diploma. A discussão também foi parar na Assembléia Legislativa e o projeto sobre a validação dos diplomas foi vetado pelo governador. A AL vai discutir o veto.