O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou, no início da noite desta sexta-feira (3), uma série de mudanças na equipe de secretários e de outras estruturas do governo do Paraná. A reforma deve amenizar, pelo menos em parte, a insatisfação apresentada pelo setor produtivo do estado quanto à gestão do primeiro escalão do Palácio Iguaçu.

continua após a publicidade

Foram trocados os titulares das secretarias da Fazenda; Cidades; Inovação, Modernização e Transformação Digital; Administração e Previdência; Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável. As mudanças, previstas para serem concluídas durante o mês de maio, atingem também os comandos da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PR); Sanepar; Fomento Paraná; Instituto Água e Terra (IAT) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Norberto Ortigara, que era secretário de Agricultura e Abastecimento, vai para a pasta da Fazenda. Para o seu lugar foi nomeado Natalino Avance de Souza, até então diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Renê Garcia Junior, agora ex-secretário da Fazenda, vai ocupar a diretoria financeira do BRDE. Ele vai ocupar o cargo deixado por Wilson Bley Lipski, que assumirá a Sanepar. O presidente anterior da companhia de saneamento, Claudio Stabile, vai assumir a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) no lugar de Elisandro Pires Frigo.

continua após a publicidade

A engenheira civil Camila Mileke Scucato, que vinha no comando do Paranacidade, foi nomeada para a Secretaria das Cidades. Com a mudança, Eduardo Pimentel, que comandava a pasta, volta para a Prefeitura de Curitiba.

Na Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel será substituído por Alex Canziani, que presidia o Instituto de Desenvolvimento de Londrina. José Luiz Scroccaro, ex-diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), assume o cargo de diretor-presidente do órgão no lugar de Everton Souza, que vai comandar a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável.

continua após a publicidade

A pasta era até então coordenada por Valdemar Bernardo Jorge, que após a mudança vai assumir a Fomento Paraná. Heraldo Neves, que presidia a instituição financeira vai assumir um cargo do BRDE.

Luciana Carla da Silva Azevedo deixa o cargo de controladora-geral do Estado, que agora voltará a ser ocupado pela procuradora Leticia Ferreira da Silva. Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ela iniciou carreira em 1996, foi procuradora-chefe nas Procuradorias Regionais de Jacarezinho, Londrina e Maringá e procuradora-geral do Estado na primeira gestão de Ratinho Junior.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?