Concluir o ensino médio e, ao mesmo tempo, obter um diploma profissional. Esta possibilidade tem feito com que a procura por cursos técnicos venha aumentando consideravelmente, ao longo dos anos, no Brasil. No Paraná, as instituições que oferecem esta modalidade de ensino têm se deparado com o maior interesse dos estudantes.
“Nos últimos anos, o governo Federal tem incentivado a formação técnica. Em alguns países estrangeiros, não é demérito algum concluir o ensino médio e não fazer uma faculdade na sequência. No Brasil, ainda não temos essa cultura, mas o interesse pelos cursos técnicos tem aumentado cada vez mais”, diz o diretor geral do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Flávio de Olivera Schiefler.
Em onze campi espalhados pelo Estado, a UTFPR oferece vinte cursos técnicos. Na capital, são cinco: Mecânica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Gestão de Pequenas e Médias Empresas e Construção Civil, sendo este último da modalidade Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos). Em cada curso, mediante exame de seleção, entram quarenta alunos por semestre.
Na capital, o Colégio Estadual do Paraná também oferece cursos técnicos, tanto integrados (ensino médio com curso técnico), quanto subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio e quer obter uma formação técnica continuada).