Com apenas R$ 10, qualquer pessoa com mais de quinze anos pode dar o pontapé inicial na carreira na escola profissionalizante Maria Ruth Junqueira. Filiada à Federação Espírita do Paraná, entidade filantrópica e vinculada à Fundação de Ação Social, a escola oferece 19 cursos nas áreas de informática, moda e beleza, alimentação e construção civil. No ano passado, 12 mil alunos passaram pelas salas de aula e muitos saíram direto para um emprego.
"Não temos dados concretos sobre o número de pessoas que consegue empregos tão logo saem daqui. Mas certamente, ao menos um empurrão na carreira nós damos", diz Márcia Tozetto, uma das diretoras da escola. Apesar de não existir um banco de empregos ou convênios oficiais com empresas que necessitam da mão-de-obra formada pela escola, Márcia assegura que ao menos os alunos mais capacitados acabam sendo indicados. "Como existe desde 1962, a escola já é referência. Muitas empresas acabam nos procurando atrás de mão-de-obra capacitada aqui".
Foi o que aconteceu com os filhos da servidora pública e aluna dos cursos de panificação e informática, Mariolane Ferreira Bittencourt. "Minha filha Dircéia Janaína conquistou um emprego no HSBC e o meu filho Diego uma vaga na Audi", comemora.
Os cursos oferecidos, pelo valor único de R$ 10, são de informática, digitação, editoração, programação, web designer, inglês, auxiliar de cabeleireiro, costura industrial, costura modista, depilação e manicure, panificação, confeitaria, pizzaiolo, pedreiro, azulejista, eletricista, instalador hidráulico, pintor (obras e decoração), jardinagem e paisagista. As inscrições estão abertas para os cursos de panificação, pintor, pedreiro e azulejista.
Serviço: Maiores informações na Rua Saldanha Marinho, 570, ou pelo site www.ruthjunqueira.org.br.