Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine) continuam ainda até o final do mês de abril. Os cursos são o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e a Fundação de Ensino Técnico de Londrina (Funtel/Ipolon), para a execução de diversos cursos profissionalizantes na cidade.
De acordo com o gerente do Sine, Rogério Nogueira, os cursos que terminam primeiro são os de operador de empilhadeira e condutor de transporte de produtos perigosos, que se encerram no dia 20 de março. Os que terminam por último, são os cursos de garçom e mecânico de automóveis, no dia 24 de abril. O outro curso oferecido foi o de mecânico de manutenção industrial. “É importante dizer que não há mais vagas. No início do curso, quando alguém falta, nós já repomos o aluno. Mas no meio do curso, é impossível, porque o aluno novo não vai acompanhar os demais”, afirmou Nogueira.
Segundo o gerente do Sine, os recursos para a realização dos cursos têm origem em um convênio entre a Prefeitura de Londrina e o Ministério do Trabalho, gerenciado pela Codel. O valor total de investimentos é de R$ 157 mil. “É extremamente importante que cursos como esses sejam promovidos pelo poder público, haja vista a demanda por mão de obra qualificada e o crescimento de empregos no município”, afirmou Nogueira.