Curso pretende formar biotecnólogos em Curitiba

Um curso técnico inédito no Brasil será lançado, no primeiro semestre do próximo ano, pelo Senai Paraná. Desenvolvido no Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente (Cetsam), localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o curso ?Bioprocessos Industriais e Biotecnologia? será o primeiro do País a ser voltado exclusivamente à formação de técnicos destinados às atividades produtivas da bioindústria nacional.

Segundo o gerente da unidade do Senai CIC-Cetsam, Humberto Oshima, o curso está em fase de aprovação pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, devendo ser colocado em prática no segundo semestre. ?Atualmente, apenas os engenheiros conhecem os processos de biotecnologia, que possibilitam o melhor aproveitamento das matérias-primas e dos recursos naturais. A criação do curso foi pensada a partir da constatação de que ainda há uma distância grande entre a biotecnologia e o chão de fábrica?, afirma.

Com 1.400 horas de aulas, distribuídas em três semestres letivos, o curso irá formar pessoas preparadas para atuar em qualquer área das indústrias alimentícia e de processos químicos. O profissional poderá trabalhar em todos os segmentos, desde o controle da matéria-prima, o processamento da mesma, até o controle do produto acabado.

?Realizamos uma pesquisa junto ao setor industrial e notamos que há carência de profissionais com perfil voltado aos bioprocessos industriais e à biotecnologia?, diz o coordenador de alianças estratégicas e projetos especiais do Senai, Amílcar Badotti Garcia.

Quanto ao mercado de trabalho voltado aos futuros técnicos da área, os integrantes do Senai dizem que ele é amplo. Isto se deve ao fato de o Paraná ter uma forte vocação agroindustrial e de haver uma grande necessidade de agregar valor às matérias-primas agrícolas como forma de gerar novos empregos e renda. O novo curso está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo