A Vila Usina Cultural realiza nesta segunda e terça-feira (18 e 19), das 19h às 22h30, uma oficina de teatro com o diretor paulista Marcos Loureiro, que tem no currículo trabalhos importantes no teatro nacional. A oficina será realizada na própria Usina Cultural que fica na avenida Duque de Caxias, nº 4.159. O curso é voltado a estudantes de teatro e demais interessados, com idade mínima de 16 anos.
Segundo o administrador e produtor cultural da vila, Jorge Fiordani, a presença de Marcos Loureiro em Londrina para a estréia de um espetáculo foi a oportunidade para promover a oficina. “Loureiro tem um currículo muito grande e importante. Aproveitamos a estréia dele no Zaqueu de Mello e promovemos a oficina”, declarou. O objetivo é preparar o ator limpando-o dos clichês. A oficina vai trabalhar muito com o ponto de vista técnico e com textos para que o ator saia do lugar-comum.”
Loureiro está em Londrina para dirigir o espetáculo “O Mundo é Patético”, do grupo BR3, que estréia na cidade na sexta-feira (dia 22), no Teatro Zaqueu de Melo, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Fundador do Grupo de Teatro Kuringa, o diretor trabalha desde 2002 com o grupo Parlapatões.
Marcos Loureiro também dirigiu “Hotel Lancaster”, de Mário Bortolotto; “O Colecionador”, de John Fowles; “Delicadeza”, de João Fábio Cabral; “A Louca de Chaillot”, de Jean Giradaux, com Cleyde Yáconis, e “Meu Vira-Lata Só Ouve Be Bop”, de Jarbas Capusso. Atualmente, dirige “La Musica”, de Marguerite Duras, com Xuxa Lopes.
As inscrições para a oficina podem ser feitas na Usina Cultural até segunda-feira, das 9h às 17h. A taxa é de R$ 30,00 e as vagas são limitadas. Quem quiser mais informações pode ligar nos telefones (43) 3324-7531 e 9965-8909, com Jorge Fiordani, ou pelo site www.usinacultural.art.br. A Usina é uma vila cultural patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Londrina.