O curso de Educação para o Consumo e Orçamento Familiar, da Secretaria Municipal do Abastecimento, ganhou um novo espaço, o Mercado de Orgânicos. Nesta quinta-feira (12), um grupo de 30 pessoas participou das aulas que ensinam a organizar contas, economizar e fazer com que o salário não acabe antes do fim do mês. O curso é gratuito e com limite de 30 vagas.
O próximo curso no Mercado de Orgânicos será em 9 de abril próximo. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3350-3831. “Esse é um bom período para as pessoas programarem as finanças do ano, e chegar em dezembro sem comprometer o 13° salário com dívidas”, diz a economista Marise Faigenblum, coordenadora do curso.
Para a economista, orçamento familiar não é privação. É um plano de uso da renda ou dos recursos da família. Deve ser baseado nas necessidades e desejos presentes e na previsão das necessidades futuras. “Para funcionar bem, esse planejamento deve ser flexível e obter a concordância de todos os membros da família”, diz.
Controlar o orçamento não é complicado, garante a economista. Basta um bom planejamento, algumas mudanças de hábitos, como pensar muito antes de comprar, saber negociar as dívidas e usar corretamente as oportunidades e promoções.
Em 2009, a Prefeitura de Curitiba realizou sete cursos de Orçamento Familiar nos mais diferentes espaços: Restaurante Popular, na praça Rui Barbosa, Ruas da Cidadania, associações comunitárias e empresas e, agora também no Mercado de Orgânicos. Anexo ao Mercado Municipal, inaugurado em fevereiro deste ano, o novo mercado conta com uma ampla sala de eventos e cursos. “É um espaço bem apropriado e de fácil acesso”, diz Marise.