Curso de capacitação para 9.400 profissionais do turismo será lançado

No próximo dia 13 acontece o lançamento dos cursos para 9.400 profissionais do turismo. A data foi definida ontem em reunião do comitê de gestão do Programa de Capacitação e Qualificação para o Turismo (Protur). O projeto atende diversos segmentos do turismo como gastronomia, hotelaria, agentes de viagens, comércio e transportes. As aulas começarão no dia 16 com três turnos por dia.

O Protur é uma parceria do município com o Ministério do Turismo que garantiu uma verba de R$ 1,64 milhão para capacitação profissional do setor. São 24 cursos diferentes em diversas áreas elaborados pelas universidades. Entre os cursos destinados às pessoas que trabalham no turismo estão relacionados: qualidade de atendimento, legislação de turismo, noções básicas de direito, eventos, finanças, hotelaria, direção defensiva, primeiros socorros, espanhol, inglês, mandarim, entretenimento e recreação, informática e internet, ética no turismo, cultura da hospitalidade, comunicação, alimentação e bebida, além de motivação e liderança.

São dois módulos de marketing voltados para gerentes e marketing operacional para quem atua no turismo. ?A finalidade é a qualificação para melhorar os serviços e, conseqüentemente, aumentar a venda do turismo de Foz e da região?, disse o secretário municipal de turismo, Felipe Gonzalez.

Os cursos atendem a todas as áreas, como de hotéis, por exemplo, para recepcionista, barman, lavanderia e telefonista. A capacitação se destina também para recepcionistas de companhias aéreas e locadoras. Nas agências os cursos atendem ainda gerentes, motoristas e guias; nos atrativos, recepcionistas e profissionais da área de alimentação; e no setor de segurança tem capacitação para a GM e motoristas de vans. Cada profissional poderá participar de cinco módulos, sendo dois nas áreas de marketing operacional e dois no grupo geral.

O comitê gestor foi montada através de decreto municipal em atendimento ao programa de parceria entre a prefeitura e o Ministério do Turismo. Formado por oito membros ele reúne representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Sebrae, Sindicato de Hotéis, ABAV/Sindetur, Sindicato dos Empregados do Turismo e Hotelaria, Sindicato dos Guias, ACIFI e Câmara Municipal.

Dentro da gestão do programa, o comitê se encarrega da fiscalização da aplicação dos recursos. Os membros já definiram as instituições para realização dos cursos, bem como o cronograma, critérios de participação e a agenda de reuniões para avaliação e apresentação dos resultados.

Segundo Felipe Gonzalez, o projeto cuida da qualidade no atendimento no destino turístico. ?Isso vem ao encontro dos objetivos do Projeto Foz do Iguaçu Destino do Mundo, desenvolvido com sucesso na parceria do município com a Itaipu, Convention Bureau e Comtur. São iniciativas que vêm obtendo crescimentos no setor, cumprindo a função de geração de renda.?

Por sugestão do Foztrans, devem ser incluídos no programa funcionários de determinadas linhas de ônibus que atendem a rotas turistas. ?O propósito é preparar melhor os nossos profissionais e empresários para receber o turista. Isso melhora a imagem do turismo receptivo da cidade e transforma o visitante em multiplicador de mídia espontânea?, comentou o secretário de Turismo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo