Medir a competência dos funcionários, fazendo com que eles ocupem as funções certas e estejam alinhados com as estratégias organizacionais. Este é o tema de um curso que está acontecendo em Curitiba, no Hotel Deville, voltado a gestores de pessoas, empresários e consultores de recursos humanos.
Segundo o empresário e consultor da área de RH, Rogério Leme, que está ministrando palestras, as organizações podem medir as competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores. As primeiras podem ser avaliadas através dos conhecimentos de uma determinada pessoa em relação a idiomas e ferramentas de trabalho. Já as comportamentais são mais difíceis de serem mensuradas.
?Trata-se da iniciativa de uma pessoa, da sensibilidade, da flexibilidade, do foco que ela tem nos resultados e nos clientes. Este tipo de competência deve ser mapeado dentro das empresas, e devem avaliar pessoas de todas as funções, desde os funcionários mais simples até os mais superiores?, comenta.
Para que isto seja feito, Rogério explica que os gestores devem escolher alguns funcionários, ligados às mais variadas funções, e fazer com que eles tenham suas atitudes avaliadas por todos (superiores, subordinados e colegas de função). Depois, deve ser identificado o que ocorre de bom, de ruim e o que precisa ser mudado.
?A competência comportamental pode ser medida aproveitando-se a estrutura da própria empresa. Com base nos resultados, devem ser realizados treinamentos operacionais específicos voltados ao alcance dos objetivos da organização. As empresas devem ter consciência que, para atingir metas, elas precisam de pessoas. Essas, por sua vez, devem ser bem-conduzidas aos objetivos organizacionais?.