O Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) informou ontem que os protótipos do novo mobiliário urbano da cidade serão expostos a partir de 17 de janeiro no Parque Barigüi. “Vamos colocar os equipamentos para serem testados pela população, que poderá apontar problemas a serem corrigidos”, disse o presidente do Ippuc, Luiz Hayakawa.
A empresa Clean Chanel/Adshel, vencedora da licitação do novo mobiliário, vai instalar no Barigüi protótipos de abrigos em pontos de ônibus e de táxi, banca de jornal, três modelos de lixeiras, placas com nomes de ruas e de sinalização das ciclovias, relógio eletrônico com termômetro, totem informativo e multimídia, painéis publicitários, bicicletário, quiosque de flores e totem de identificação de bens culturais.
A avaliação dos protótipos pela população e técnicos da Prefeitura vai durar 10 dias. Após a avaliação e as correções necessárias, será autorizada a instalação dos equipamentos, que deve começar entre abril e maio. Em cerca de 15 meses serão instaladas 4,2 mil lixeiras, 2.540 abrigos em pontos de ônibus, 100 abrigos em pontos de táxi e 40 relógios, entre outras peças.
A Clean Chanel/Adshel, maior empresa de mídia externa do mundo, vai assumir a instalação e a manutenção do mobiliário em Curitiba, arcando com todos os custos. Em troca, terá autorização para explorar a venda de publicidade nas peças pelo período de 20 anos.
Curitiba será a quinta capital do País a optar pelo sistema de concessão do mobiliário urbano. Outras cidades, como Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Brasília, já adotaram esta solução. O principal objetivo da medida é reduzir custos de implantação e conservação do mobiliário e obter nova fonte de receita, já que a empresa vencedora da concorrência irá pagar pela concessão.
A Adshel vai pagar R$ 5 milhões pela concessão, mais 15,01% sobre o faturamento mensal. O prazo de carência para o recolhimento deste percentual é de 12 meses.