Curitibanos vão ouvir missa em latim

O tradicional ritual da celebração da Missa de Aleluia, quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, será resgatada durante uma celebração hoje à noite em Curitiba. A missa será feita integralmente em latim – língua original em que foi composta -, e acompanhada por cantos gregorianos. A celebração acontece às 21h, na Igreja Nossa Senhora da Glória (Avenida João Gualberto, 537).

A idéia de resgatar esse ritual partiu do regente do Coro Cantus Libere, Paulo Valente. O espetáculo será aberto para toda a comunidade, e terá como celebrante o padre Álvaro Garcia. Quem comparecer poderá acompanhar a missa com folhetos bilíngües, e deverá levar uma vela, que será acessa na fogueira que simboliza o círio pascal. ?Esse círio representa a luz que se acende em cada um na luz de Cristo?, comenta Valente.

Segundo o regente, o canto gregoriano teve origem na Idade Média, quando as liturgias eram sempre cantadas e a música tinha que ser prática e mística. ?Eles cantavam para propagar as mensagens, pois acreditavam que determinadas formações sonoras tinham um efeito psicológico, desencadeando uma reação espiritual?, comentou. Com o passar dos tempos, esse tipo de canto começou a ser substituído.

Há um ano, o Cantus Libere foi formado para resgatar esse trabalho. Paulo Valente explica que os sete cantores são músicos profissionais, sem qualquer vinculação religiosa. Ainda neste ano, pretendem lançar um CD com músicas dos anjos e ritual de casamentos. (Rosângela Oliveira)

Serviço – Quem quiser mais informações sobre o coro pode escrever para o endereço cantuslibere@hotmail.com.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo