Parte da população de Curitiba anda insatisfeita com a situação de muitas ruas da cidade. Problemas ligados à falta de asfalto, buracos e ausência de sinalização vertical ou horizontal são motivos de reclamações constantes na câmara municipal. Mensalmente, o órgão recebe uma série de queixas e protocola diversos requerimentos na prefeitura solicitando reparos e melhorias em vias públicas.
Entre os meses de janeiro e junho deste ano, os vereadores enviaram à prefeitura 8.730 requerimentos. De acordo com a assessoria de imprensa da câmara, uma grande parte deles era relativo a problemas em ruas.
“Os requerimentos são proposições encaminhadas pela câmara municipal à prefeitura de Curitiba. Eles têm o objetivo de sugerir ações ao Poder Executivo. Da prefeitura, as solicitações são encaminhadas aos órgãos competentes para que as ações sejam avaliadas ou até executadas de imediato. Essas solicitações são sugestões de ações, não têm poder de imposição”, diz o vereador Professor Galdino (sem partido), que no último mês de junho fez o encaminhamento de cerca de quatrocentos requerimentos.
A maior parte dos pedidos, segundo Galdino, se refere à falta de sinalização horizontal e de placas de preferencial em cruzamentos de ruas e avenidas. “Um trânsito seguro depende da prudência e conscientização do motorista, assim como de uma estrutura de trânsito adequada, que permita ao motorista, pedestre ou ciclista poder circular com segurança pelas ruas. Sob o ponto de vista da sinalização, é importante que as pessoas exerçam sua cidadania, notificando os problemas que presenciam e ajudem assim o Poder Executivo a identificar as falhas e agir para que as mesmas sejam solucionadas”.
Prefeitura
A prefeitura, através de sua assessoria de imprensa, informa que todas as solicitações que são encaminhadas – tanto pela câmara de vereadores quanto as que chegam através do telefone 156 – passam por um departamento técnico e são avaliadas, inclusive com envio de funcionários aos locais. Conforme a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), uma média de trezentas placas de sinalização são substituídas a cada semana na cidade.
No que diz respeito à Secretaria Municipal de Obras Públicas, o secretário Mário Yoshio Tookuni comenta que são realizados, em média, 350 quilômetros de serviços de tapa-buraco a cada mês nas ruas da capital.
“Além disso, de janeiro para cá, fizemos colocação de saibro e revitalização de antipó em setenta quilômetros de ruas. As trocas de lâmpadas apagadas são realizadas em até 48 horas após a realização da solicitação. Por mês, recebemos cerca de 3 mil pedidos de trocas e temos como meta, até o final desta gestão, ampliar em 120 quilômetros a rede de iluminação pública da cidade”, afirma.