As temperaturas da tarde desta terça-feira (30) foram as mais altas registradas nos últimos quinze anos, chegando ao pico de 35°C no início da tarde. Segundo a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto, essa o valor mais alto registrado desde que o instituto foi criado em 1997.

continua após a publicidade

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), afirmam que no dia 17 de novembro 1985, os termômetros chegaram a marcar 35,2°C. Entretanto, a máxima atingida hoje se concretizou como a temperatura mais elevada de toda a história do mês de outubro.

Recordes

Em Maringá os termômetros marcam as temperaturas mais altas dos últimos 15 anos. Segundo o Simepar, os maringaenses sentiram o ápice do calor quando se chegou a 38°C.

continua após a publicidade

Na cidade de Londrina o panorama não é muito diferente. As temperaturas por lá já alcançaram 38,4°C, ou seja, recorde absoluto desde 1997. Paranavaí, no noroeste do estado também contabiliza o dia mais quente do ano, desde 1999, registrando temperatura de 39,7°C.

continua após a publicidade

Região metropolitana

Em São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré, os termômetros já registram 34°C. Pinhais, Piraquara e Campo Largo já alcançaram 35°C, assim como a capital paranaense. Cerro Azul, no entanto, tem a temperatura mais alta: 40°C.

Quarta-feira promete mais calor

Depois de Curitiba alcançar a temperatura mais alta do mês de outubro nesta terça-feira (30), chegando a 35°C, é bom os curitibanos se prepararem para um quarta-feira de clima parecido. Com poucas nuvens e massa de ar frio deslocada da cidade, amanhã as temperaturas devem ficar entre 17°C e 27°C com possibilidade de chuvas fortes no fim da tarde.

Isso não signifique que não se possa a chegar próximo do que foi alcançado hoje. Segundo a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto, a temperatura máxima geralmente ocorre no meio da tarde e algumas mudanças podem ocorrer e acabar elevando as temperaturas.

Feriado

Quem espera um feriadão de sol pode se preparar para um clima mais ameno. Com a  mudança das massas de ar, as temperaturas tendem a ficar mais baixas, porém, ainda não há previsão de pancadas de chuva.