Apesar das baixas temperaturas, muitos curitibanos vão aproveitar o feriado prolongado – Independência (7) e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (8) – para viajar. Na rodoviária de Curitiba, a venda de passagens é superior ao normal desde a última segunda-feira e a dica é que as pessoas não deixem para adquirir seus bilhetes na última hora. O administrador do local, Jair Carvalho, estima que o movimento de passageiros neste feriado seja 35% superior ao verificado no mesmo período de 2005.
A maior quantidade de embarques deve acontecer hoje, após as 18h, e amanhã, no período da manhã. Hoje, a expectativa é de que deixem a capital pela rodoviária 30 mil pessoas, que terão à disposição 830 ônibus, sendo quatrocentos extras. Amanhã, devem embarcar cerca de 28 mil passageiros, em setecentos veículos (quatrocentos extras).
Os municípios do interior do Estado (principalmente Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá) receberão 35% dos passageiros. Para o litoral do Paraná seguirão 25%. O terceiro destino mais procurado é Santa Catarina (23%).
Estradas
De hoje até domingo, mais de 110 mil veículos devem circular nos dois sentidos da BR-277 que liga Curitiba ao litoral do Paraná, segundo estimativas da concessionária Ecovia. Hoje, a empresa calcula que perto de 15 mil carros devem deixar a capital. Com isso, picos acima de mil carros por hora devem ser registrados entre 17h30 e 23h. Mais 20 mil carros devem se deslocar ao litoral amanhã, com picos de 2.200 veículos por hora perto do meio-dia. No domingo, cerca de 26 mil carros devem deixar os balneários rumo à capital. Por causa disso, a partir das 14h30 será feita a inversão de tráfego da PR-407. O fluxo de veículos no sentido praias será interrompido e a via ficará em mão única (somente sentido Curitiba), voltando ao normal após as 19h30.