A visita aos cemitérios de Curitiba no Dia de Finados- no próximo sábado – deverá ser antecipada, pois muitas pessoas deverão aproveitar a data para viajar. Além de sábado ser feriado, a comemoração do Dia do Funcionário Público foi transferida de ontem para sexta-feira, o que vai proporcionar um feriado prolongado. A previsão da Prefeitura é que cerca de 250 mil pessoas visitem os cemitérios da cidade, um número 10% menor do que o registrado no ano passado.
De acordo com o chefe da Divisão de Cemitérios da Prefeitura, Joarez Lopes de Oliveira, o número de visitantes vem caindo a cada ano, sem nenhuma justificativa aparente. “Talvez as pessoas estão deixando de cultuar a data”, comenta Oliveira. Nenhum esquema especial de trabalho será montado no sábado para atender os visitantes. Cerca de sessenta funcionários da Prefeitura estarão trabalhando nos quatro cemitérios municipais – Água Verde, Boqueirão, Santa Cândida e São Francisco de Paula – para dar orientações.
Eles também estarão atualizando o cadastro dos concessionários dos 33 mil túmulos. Isso, diz Oliveira, visa facilitar na hora da localização dos responsáveis para avisar de problemas como avarias e arrombamentos. A Prefeitura desistiu de tabelar os preços dos produtos que serão comercializados pelos ambulantes nas proximidades dos cemitérios.
Limpeza
Ontem foi o último dia para a limpeza e pintura de túmulos. Mas ainda hoje muitas pessoas deverão estar fazendo a manutenção nos cemitérios. A dona de casa Arlete Nociti aproveitou a segunda-feira para fazer a limpeza no jazigo da família Carnasciali, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Ela diz que faz a manutenção todos os meses, mas para o Dia de Finados é especial. “Aqui estão enterrados vários membros da família e quero manter o ambiente mais agradável”, comenta.
Cerimônias
Alguns dos dezessete cemitérios particulares e paroquiais de Curitiba estarão preparando atividades especiais para o Dia de Finados. Pelo sexto ano consecutivo, o Cemitério Parque São Pedro, no Umbará, vai promover, a partir das 9h30, um culto ecumênico, revoada de pombos e apresentações artísticas. As crianças poderão fazer o plantio de flores ou participar de atividades terapêutico-recreativas, que visam amenizar o sentimento de tristeza que está relacionado à morte.
O Cemitério Jardim da Saudade I, no Portão, promoverá cultos ecumênicos e lançará uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas, que serão distribuídos para instituições filantrópicas no fim do ano. O cemitério, que já possui um monitoramento em circuito fechado de TV, vai lançar no primeiro trimestre de 2003 um sistema para acompanhar os velórios via internet.