H1N1

Curitibanos aderiram em peso à campanha contra gripe A

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba divulgou ontem o relatório com os números finais da vacinação contra a gripe H1N1, que encerrou no último dia 2. Os dados mostraram que a população curitibana aderiu em peso à campanha e, em alguns casos, superou a expectativa inicial da secretaria.

Para a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, os números obtidos garantem o sucesso alcançado. “Atingimos a meta de vacinação em quase todas as faixas etárias. Alguns grupos superaram 100% de imunização, como o de crianças de seis até 23 meses, gestantes, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas, cuja porcentagem chegou a 200%. Adultos de 30 a 39 anos não alcançaram 100%, mas ao menos a meta de 80% fora cumprida, uma vez que 83% da população desta idade se vacinou”, revela.

As exceções ficaram por conta dos grupos de crianças de dois a quatro anos e de seis a 23 meses (segunda dose). Entretanto, com a prorrogação da vacinação para crianças desta faixa etária, a tendência é de que o objetivo seja cumprido.

“No primeiro caso, a campanha iniciou no dia 24 de maio e encerrou no dia 2 de junho, portanto houve pouco tempo para que os pais as levassem para vacinar. Mesmo assim, o fechamento dos dados apontou que 79,4% já haviam recebido a vacina. Para as crianças que estão no grupo da segunda dose, 51% foram vacinadas, e esperamos, ao menos, fechar a meta até a conclusão dos trabalhos, no próximo dia 11”, salienta.

Paraná

Dados apontados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) revelam que até o dia 2 foram 4,9 milhões de pessoas imunizadas no Paraná. Isso corresponde a 94% da previsão feita pelo Ministério da Saúde (MS) no Paraná. O número alcançado pelo Estado foi o maior do sul, superando Santa Catarina (2,5 milhões) e Rio Grande do Sul (quatro milhões).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna