Curitiba registrou a maior temperatura do ano nesta quarta-feira (4), com 33,5º, segundo o Instituto Tecnológico do Paraná (Simepar). Na capital, o segundo dia mais quente de 2009 foi registrado em 5 de janeiro (32,8º).

continua após a publicidade

Os termômetros já marcaram as temperaturas mais altas do ano também nas cidades de São Miguel do Iguaçu, Leônidas Marques, Umuarama e Cianorte, com média de 38º.

“A temperatura pode chegar hoje aos 33º. O calor já superou o registrado no mesmo período do ano passado, que ficou em 32.2º”, explica a meteorologista Sheila Paz. Em todo o Paraná, a média registrada neste período já ultrapassou o número marcado nos termômetros em 2008.

A cobertura de nuvens aumenta gradualmente, o que favorece o desenvolvimento de núcleos de instabilidade em pontos isolados, o que deve trazer chuvas rápidas a algumas regiões paranaenses. Ainda hoje, deve chover na região Oeste e amanhã a chuva atinge o Sul e o Sudeste do Paraná.

continua após a publicidade

Entretanto, os dias quentes acarretam a diminuição da umidade relativa do ar e, com isso, risco de incêndios. “A umidade do ar já chegou em 30% na região Central e Norte do Estado, o que é preocupante”, afirma Sheila.