A distância é definitivamente apontada pela maioria das pessoas como prejudicial a qualquer relacionamento. O casal formado pela jornalista Juliana Priscila Matoso e pelo professor de geografia Luiz Felipe Abreu, no entanto, resolveu esse impasse virtualmente. Na manhã de ontem, eles casaram, no cartório, por meio da internet. Ela em Curitiba e ele em Londres, participando da cerimônia pela webcam. O evento foi transmitido para parentes e amigos espalhados ao redor do mundo por meio da rede social Twitter.

continua após a publicidade

Juliana, agora esposa de Luiz, conta que o casamento virtual começou com uma brincadeira. “Nos conhecemos há cerca de dez anos, no colégio, mas com o passar do tempo fomos virando bons amigos. Cada um seguiu sua vida até que tive um filho, Daniel. Quinze dias depois dele nascer, Luiz, me dando muito apoio sempre, partiu para fora do País”, conta. Depois disso, eles começaram a conversar cada vez mais através da internet.

Ao longo de 2010, a conexão entre os dois ficou literalmente mais forte. “Conversamos e filosofamos muito. Surgiu a possibilidade de nos casarmos pela internet. A ideia começou a ficar séria até que chegou o grande dia. Por que pela internet? Não queríamos esperar mais tempo que já esperamos para casar”, responde. Agora, a previsão é que Luiz retorne ao Brasil na metade do ano. “Enquanto isso vamos nos preparando para casar na igreja e partir para a lua de mel”, adianta.

Dois computadores portáteis com internet e microfone foram utilizados durante a cerimônia. “Um deles serviu para contato com Luiz e outro foi colocado em um ponto estratégico para que todos pudessem assistir”, conta Juliana. O pai de Luiz o representou por meio de uma procuração.

continua após a publicidade