Entre a próxima terça-feira (5) e sexta-feira (8) Curitiba receberá o Seminário de Política e Planejamento (PPLA 2008) no Museu Oscar Niemeyer. Junto com o evento será realizado mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalho e mini-cursos.  O evento debaterá a prática do planejamento como instrumento de luta social e de ação do Estado. Com o tema Estado e Lutas Sociais: intervenções e disputas no território, o evento trará renomados pesquisadores das áreas de economia, ciências sociais e lideranças de movimentos sociais nacionais e da América Latina.

continua após a publicidade

Entre as presenças confirmadas estão Liana Carleial, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Cynthia Passos, Procuradora Federal do Ibama, Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), Ilse ShrerWarren, do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais, Eric Verhoeckx, do Fórum Centro Vivo de São Paulo, entre muitos outros.

O seminário, promovido pela organização sem fins lucrativos Ambiens Sociedade Cooperativa, será dividido em quatro grandes temas: Produção do Espaço e Planejamento, em que será estudado como o planejamento territorial afeta os espaços urbano e rural; Estado Nação e Planejamento, com destaque para a ação das esferas públicas em prol do desenvolvimento do país; Intervenções no Território, Cultura e Natureza, para discutir os limites entre o desenvolvimento, meio ambiente e sociedade; e por último, Lutas Sociais e Produção do Espaço, no qual os movimentos sociais e as políticas públicas ganharão espaço entre os debatedores. Cada assunto será representado por uma grande conferência que norteará as palestras e o debate do dia.

O evento conta ainda com conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas e grupos de trabalho. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.coopere.net/ppla.

continua após a publicidade