Em 2001, a capital do Estado recebeu mais de 1,4 milhão de visitantes.

Curitiba foi considerada, no ano passado, o principal destino dos turistas que chegam ao Paraná. De acordo com dados da Embratur e da Paraná Turismo, em 2001, a cidade recebeu 1.418.838 visitantes, superando Foz do Iguaçu, considerada, até então, o maior ponto de atração turística do Estado. No mesmo período, Foz recebeu 750 mil pessoas.

Para a professora Ivete Fortes, que é de Santa Maria (RS), o grande atrativo está nas opções. “Aqui tem muitos parques e locais bonitos para visitar”, disse. A professora tem parentes em Curitiba e procura todo ano ficar pelo menos uma semana na cidade. Desta vez, ela trouxe o neto Vítor Monteiro, de 2 anos, para apreciar as belezas da cidade. “Já conheci o Parque Tanguá, o Passeio Público, o Jardim Botânico e quero conhecer todos.”

Apesar da presença de turistas ser maior nos meses de férias escolares, ainda é possível encontrar um outro perfil de visitante, como grupos de amigas, casais e pessoas mais idosas. O casal Fátima Figueiredo Ogando e Manolo Ogando, oriundo de São Paulo, vai ficar três dias na capital paranaense. Um dos primeiros pontos turísticos a ser visitado por eles foi o Jardim Botânico, o preferido pelos turistas. “A cidade é muito bonita e grande, tanto que a gente já se perdeu”, relatou Fátima. Mesmo sem guia turístico eles planejavam conhecer o maior número de locais possível, entre eles a Ordem Rosa Cruz, no Bacacheri.

Procedência

O interior do Paraná é a origem da maior parte dos visitantes (36%). Depois vêm o Estado de São Paulo (25,2%), Santa Catarina (14,8%), Rio Grande do Sul (6,1%) e o Estado do Rio (6%). Entre os estrangeiros, destacam-se os americanos (0,6%), alemães (0,6%) e argentinos (0,4%).

Mas as amigas e parentes Adriana Salazar, Vanessa Garcia, Adriana Garcia e Maria de Lourdes, que vieram da Espanha e do México para passar quatro dias na capital do Paraná, fogem à regra. Maria de Lourdes vem a Curitiba pela terceira vez e considera a cidade “muito ecológica” – fama conquistada com muita propaganda.

De acordo com pesquisa realizada pela revista Viagem e Turismo, o turista que vem a Curitiba geralmente é homem (66%) e viaja sozinho (63,2%) ? características que correspondem à do executivo que viaja a negócios. A visita a parentes e amigos (22,2%) é outro motivo citado para a viagem, além de eventos (12,3%) e lazer (9,2%). O meio de transporte mais utilizado é o ônibus (41,8%), seguido do avião (29,6%) e automóvel (27,9%).

O pontos mais visitados pelos turistas em Curitiba são, pela ordem, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá. O número de visitantes ao longo do ano passado quase equivale à população da cidade, de 1.587.315, segundo o censo 2001 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A relação turista por habitante é de 0.89, superior à taxa registrada em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

continua após a publicidade

continua após a publicidade