Curitiba terá sinalização específica para cegos em toda a cidade

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou na semana passada o requerimento da vereadora Noemia Rocha (PMDB), que propõe sinalização específica (pistas táteis) para pessoas portadoras de deficiência visual, em toda a cidade.

Curitiba conta com este tipo de sinalização na região central, especificamente na Rua XV de Novembro e em parte da Avenida Marechal Deodoro. Segundo a vereadora, a ideia é “facilitar a vida da população e garantir o bem-estar de todos”.

Ela comentou, ainda, que a falta desse tipo de sinalização foi sentida pela comunidade, e por isso o requerimento foi feito. Segundo ela, integrantes da Associação Comerciantes e Moradores da Área Central de Curitiba observaram a dificuldade e procuraram seu gabinete de trabalho em busca de solução. Entre os portadores de deficiência, as opiniões são diversas.

“Entre nós, algumas pessoas são contra outras são a favor das pistas táteis. Na minha opinião, seria mais vantajoso melhorar as condições das calçadas em geral do que colocar pista tátil. Em alguns casos, essa pista delimita o trajeto da pessoa e, se ela sair da pista, pode ficar perdida”, argumentou o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar), Jaime Oliveira.

Para ele, é necessário que os vereadores ouçam primeiramente as categorias afetadas, para somente depois fazer propostas como essas. “Nós não fomos consultados”, disse ele.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna