A gestão do trânsito e do transporte coletivo vai mudar em Curitiba. Técnicos da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) estão elaborando o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que uma vez implantado será um novo marco na modernização da cidade.
O SIM prevê prioridade para os ônibus nos semáforos; uso de câmeras de circuito fechado de televisão para monitoramento do transporte coletivo e do trânsito em tempo real; painéis eletrônicos informando aos motoristas as condições das principais vias; agilização em operações de emergência de trânsito, câmeras nos ônibus, estações tubo, terminais e canaletas com um novo sistema de segurança no transporte coletivo; novo sistema de informação aos passageiros; aprimoramento das análises de tráfego e de condições ambientais, além de uma série de outros itens.
A elaboração do projeto básico do SIM conta com assessoria do engenheiro de tráfego e sistemas, Yves Cohen, de Lyon, França, com atuação na implantação de sistemas de gestão de trânsito e transporte em cidades como Paris, Lyon e Nice, na França, e Madri, na Espanha. Em fevereiro, Cohen, um dos mais renomados especialistas em sistemas similares ao SIM, passou uma semana reunido com os técnicos da Urbs e circulando pela cidade.
Na avaliação de Yves Cohen, a estrutura já existente em Curitiba é um facilitador para a implantação do SIM. “É uma cidade que conta com excelente planejamento e que, com um projeto desse porte, dará um novo salto de qualidade para seus habitantes”, afirma.
Centro de Operações
A implantação do SIM prevê a instalação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para onde irão convergir informações em tempo real. Ao centro de controle serão conectados sistemas de controle de tráfego, prioridade semafórica para os ônibus, informações das câmeras de TV instaladas na cidade e nos equipamentos do sistema de transporte coletivo, operações reversíveis (quando, por exemplo, é mudado temporariamente o sentido de uma pista, agilizando o fluxo de trânsito).