O prefeito de Curitiba, Beto Richa, participou neste domingo (15), no Parque Barigui, do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Durante a abertura do evento, Richa anunciou a construção de um memorial para as vítimas de trânsito, que será construído ao lado do Museu do Automóvel, no Parque Barigui.
“A Prefeitura tem trabalhado muito para aumentar a segurança no trânsito, mas é fundamental que haja uma conscientização de todos para que possamos cada vez mais diminuir o número de acidentes”, disse Richa, acompanhado da primeira-dama, Fernanda Richa.
O memorial será construído em parceria com a Confederação Nacional de Seguradoras. A intenção é conscientizar as pessoas que passam todos os dias no parque, para que dirijam de forma consciente.
“O memorial é uma das ações que as seguradoras estão fazendo para educar os motoristas a respeitarem a vida”, afirmou o presidente da confederação, João Elísio Ferraz de Campos.
Acidentes
A Prefeitura, por meio da Urbs, aderiu à campanha para divulgação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A homenagem acontece sempre no terceiro domingo de novembro.
A data foi instituída em 2005 pela Organização das Nações Unidas para homenagear as milhares de vítimas do trânsito em todo o mundo, e alertar a todos que esse tipo de violência é previsível e portanto evitável.
Para o presidente da organização não governamental Trânsito Amigo, Fernando Diniz, é preciso que a população se mobilize para diminuir o número de acidentes de trânsito em Curitiba. Atualmente, morrem no país 36 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito e outras 500 mil ficam feridas.