Com economia de 30% no tempo de viagem a partir da implantação da faixa exclusiva para transporte coletivo na Rua XV de Novembro, Curitiba vai ganhar mais três faixas exclusivas para ônibus. Os trechos ainda estão em fase final de estudo, mas já está definido que a faixa será implantada nas ruas Conselheiro Laurindo e João Negrão e na Avenida Desembargador Westphalen.
A medida é também para aliviar alguns gargalos do trânsito, que ficou mais complexo com o aumento da frota de carros em Curitiba. Hoje ela é a capital com maior frota de veículos por habitante. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Curitiba a média é de 1,8 habitante para cada carro.
“O transporte coletivo começou a sofrer algumas consequência por conta deste aumento do número de veículos. E estas vias foram definidas em função do benefício que trarão e por exigirem um número menor de intervenções. São projetos mais simples e para aliviar o gargalo identificado. As faixas exclusivas devem estar instaladas até o final deste ano”, explica o presidente da Urbanização Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Junior.
O projeto para as três vias está em fase de conclusão e um dos pontos ainda em ajuste é o impacto no setor comercial. “Ainda estamos na fase de estudo porque são necessários alguns pontos de estacionamento do lado contrário da faixa, para atender a necessidade específica do comércio”, complementa Gregório.
Urbs ainda fará nova avaliação
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Segundo presidente da Urbs, os custos para implantação dos projetos não são altos. Embora não revele valores ainda, ele afirma que parte do investimento já está previsto nos custos corriqueiros das vias. “São intervenções relativamente baratas, porque envolve o recapeamento que já está previsto e é feito constantemente. O custo adicional é por conta da sinalização das placas nesta etapa inicial e depois com a fiscalização eletrônica”, afirma Gregório (foto).
Sucesso
Na Rua XV de Novembro, apesar de hoje ter consolidado a redução do trajeto de 13 para 9 minutos, a Urbs fará uma nova avaliação do tempo de percurso das 12 linhas que passam pelo local.
O número final do impacto da criação da faixa exclusiva deve ser apresentado em algumas semanas. “Vamos fazer uma nova medição agora com o retorno às aulas. O tráfego, de forma geral, sofre alterações em função de uma série de variáveis e como existe aumento do tráfego com a volta do calendário escolar, teremos uma posição mais adequada”, comenta o presidente da Urbs.