Curitiba vai ganhar um Centro de Assistência à Vítima. A central de triagem vai funcionar na Universidade Positivo (UP), no bairro Campo Comprido. O atendimento será prestado apenas a pessoas que vivenciaram algum tipo de crime. O lançamento oficial do centro foi realizado ontem, durante o 3.º Simpósio de Ciências Criminais da UP, que termina hoje. A idéia é atender as vítimas que necessitem de alguma atenção referente às áreas de psicologia, direito, fisioterapia e odontologia. Os dez profissionais que vão atuar no centro são da UP, além dos estudantes do local, que também vão ajudar. Todo o atendimento será gratuito.
O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e responsável pelo centro, Pedro Luciano Evangelista Ferreira, explica que a vítima chega na UP, faz uma triagem com uma assistente social, que a encaminha para o serviço necessário. Segundo Ferreira, na medida do possível, os profissionais poderão atender até em seus consultórios e locais de trabalho. Para ele, a atenção às vítimas de crime é deficiente. “Temos uma política criminal voltada apenas para a pena, e a vítima fica em segundo plano. A pena ao bandido não significa que a vítima será compensada”, afirmou.
O professor ainda não prevê a quantidade de pessoas que serão atendidas, pois tudo é muito recente. O projeto tem parceria com delegados e juízes, que segundo Ferreira, receberam bem a idéia. Quem precisar do atendimento no centro deve telefonar para fazer o agendamento. Em princípio, a triagem será sempre às quintas-feiras. Mas as ligações podem ser feitas já a partir de hoje, todos os dias, das 8h às 22h. O telefone é 41 3317-3205.