O lançamento de um caminhão movido a gás para fazer a coleta domiciliar de lixo em Curitiba é uma das medidas programadas pela Prefeitura para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho. Durante toda a semana (de 3 a 8), várias atividades irão marcar a data.

continua após a publicidade

 “A semana terá uma extensa programação para comemorar e despertar a população para os princípios da sustentabilidade”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

No dia 5, numa parceria entre a Prefeitura e a empresa Cavo/Estre, será lançada a coleta de lixo domiciliar feita por um caminhão movido a gás, em caráter experimental. “O veículo polui menos que os caminhões da frota convencional”, explica o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria, Raphael Rolim de Moura. Ele informa que o veículo ficará em teste durante seis meses. Ainda no dia 5, servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente serão homenageados.

Sustentabilidade

continua após a publicidade

As comemorações da Semana do Meio Ambiente em Curitiba terão início na segunda-feira (3) e irão se estender até o sábado (8). Uma grande mostra de serviços será instalada em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui, onde a população terá acesso a informações e explicações sobre todos os serviços e ações promovidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

No mesmo local, durante toda a semana, haverá uma programação de seminários de sustentabilidade e reuniões temáticas. Entre outros, serão discutidos assuntos como biodiversidade urbana, resíduos sólidos, acessibilidade nos parques, água e arborização urbana.

continua após a publicidade

As reuniões temáticas têm como objetivo a produção de um documento que contribua para a definição de identidade temática em alguns parques da cidade, com a participação de entidades de classe, instituições de ensino superior e organizações representativas de pessoas portadoras de necessidades especiais. A meta é que cada parque seja nomeado como Centro de Educação para a Sustentabilidade, com foco em um tema específico.

Outra atividade programada é o encontro dos secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Curitiba. “A natureza das questões ambientais transcendem as fronteiras políticas e exigem medidas integradas”, comenta Renato Lima. Por isso, será sugerida a criação do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da RMC.